No 1º dia de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah, famílias libanesas e israelenses voltam para casa
27/11/2024
Os dois lados reivindicam o cessar-fogo como uma vitória. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu falou dos sucessos que obteve. Um parlamentar do Hezbollah afirmou que Israel não atingiu seus objetivos no Líbano. No 1º dia de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah, famílias libanesas voltam para casa
No primeiro dia do cessar-fogo entre Israel e o grupo libanês Hezbollah, famílias libanesas e israelenses puderam voltar para região de onde tinham sido obrigadas a fugir.
Amanhece no Líbano, com o cessar-fogo em vigor. Depois de mais de dois meses de intensos bombardeios, a região tem uma calma relativa.
Dezenas de carros passavam pela estrada que liga o norte ao sul do país. Alguns, carregados de pertences, nitidamente voltavam para casa.
Na beira das ruas, gente comemorava jogando arroz e aplaudindo o regresso dos vizinhos.
Nenhum novo confronto foi relatado desde que o cessar-fogo entrou em vigor. Mas o exército israelense disparou alguns tiros para tentar impedir que a população libanesa voltasse para áreas ainda não liberadas.
A retirada israelense será gradual, à medida em que as forças do governo libanês se mobilizem na região da fronteira em conjunto com os soldados de paz da ONU.
O casal israelense ainda está com medo de voltar ao norte do país. Eles dizem que primeiro precisam reconstruir a casa atingida por um foguete do Hezbollah.
No 1º dia de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah, famílias libanesas e israelenses voltam para casa
Reprodução/TV Globo
Os dois lados reivindicam o cessar-fogo como uma vitória. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu falou dos sucessos que obteve. Um parlamentar do Hezbollah afirmou que Israel não atingiu seus objetivos no Líbano com a invasão por terra.
Países vizinhos manifestaram o apoio ao cessar-fogo. No Cairo, o presidente do Egito e o rei da Jordânia aproveitaram para pedir o fim imediato das hostilidades em Gaza, e a volta da ajuda humanitária aos palestinos.
No 1º dia de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah, famílias libanesas voltam para casa
Reprodução/TV Globo
Uma palestina diz que espera que os países ocidentais e árabes ajudem a implementar um cessar-fogo também em Gaza. Ela diz que está cansada de viver debaixo de uma lona.
Famílias dos reféns israelenses ainda em poder do Hamas dizem que esperam que o cessar-fogo com o Hezbollah sirva de exemplo para que o Hamas e o governo israelense cheguem a um acordo que permita o regresso de seus parentes.
Familiar do refém do Hamas
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Hamas diz estar 'pronto' para trégua com Israel após cessar-fogo com Hezbollah entrar em vigor no Líbano
Moradores começam a retornar para o Sul do Líbano após acordo de cessar-fogo; FOTOS
Retirada de tropas e fim de ataques: veja os detalhes do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah